Ataques cibernéticos estão deixando de ser um elemento comum só em seriados futuristas ou filmes de ficção científica.
Temos presenciado a atuação contundente de contraventores digitais e um número assustadoramente crescente de empresas que sucumbem a diversas vulnerabilidades, desde o vazamento de senhas e a circulação sem
controle de dados sensíveis até o sequestro de informações estratégicas.
Se por um lado nem todos estão preparados para essa nova realidade ameaçadora, também chama a atenção o fato de que cada vez mais organizações investem na adoção de políticas de cibersegurança. A notícia é boa, mas ainda está longe de um cenário ideal.
Aqui no Brasil, o caminho é longo, já que a preocupação com a segurança digital ainda não é realidade para 40% das empresas nacionais – um dado preocupante, levantado por estudos de players globais do segmento.
Embora 45% das companhias brasileiras dizem já ter estabelecido medidas de vigilância digital, 15% ainda não as tornaram mandatórias, sem que os colaboradores sejam obrigados a cumpri-las. Essa brecha leva quase metade dos profissionais brasileiros a acessarem redes corporativas sem qualquer preocupação, usando seus próprios dispositivos. Pode ter certeza: essa vulnerabilidade está no radar dos criminosos digitais.
O que fazer para que os softwares usados pela sua organização – e, por extensão, o seu negócio como um todo – fiquem sempre protegidos de ameaças digitais? A melhor alternativa é recorrer a um conceito sobre o qual temos falado bastante por aqui.
Adotar o Value Stream Management ao longo de todo o processo de desenvolvimento de software garante a implementação de recursos de segurança digital embarcados nas aplicações desde os seus estágios iniciais – começando já na fase de planejamento e concepção.
Vamos entender por que o VSM é imprescindível nesse contexto; e como a importância desse conceito levou um produto do portfólio da Digital.ai a receber um importante reconhecimento da indústria global de TI.
Dê total atenção à cibersegurança
Diante da atual necessidade de digitalizar a rotina de trabalho, muitas empresas – mas não todas, infelizmente – passaram a tratar como prioridade a atualização de suas políticas de segurança digital. Com centenas ou até milhares de dispositivos corporativos espalhados por diferentes lugares, as organizações ficaram mais conectadas, mas
também mais expostas a riscos cibernéticos. A lista não é pequena, pois pode incluir ataques dos mais diversos tipos, vazamento de dados e até o extravio de informações armazenadas em rede.
Uma pesquisa da Mastercard encomendada ao Instituto Datafolha indica que 57% das empresas brasileiras dos setores de educação, financeiro, seguros, tecnologia, telecom, saúde e varejo são alvo de fraudes e ataques digitais com média ou alta frequência. O que chama mais a atenção, contudo, é que somente 32% das empresas entrevistadas
possui uma área própria de cibersegurança.
Nesse cenário tão perigoso, algumas soluções começaram a ganhar destaque no mercado.
Recentemente, um dos produtos do portfólio da Digital.ai recebeu um importante reconhecimento do mercado durante a RSA Conference 2021, promovida pela CRN e considerada a maior conferência do mundo no setor de cibersegurança. Em meio
a diversas plataformas inovadoras dedicadas a práticas como inteligência de ameaças, gerenciamento de ativos, resposta a incidentes e categorização de dados, o produto Essential App Protection (antes conhecido como Arxan) integrou a seleta lista dos 15 produtos de maior impacto em segurança digital.
Antecipe ataques e amplie a proteção
Como falamos, o Essential App Protection representa bem a crescente preocupação do mercado com a gestão da segurança cibernética – e, não por outro motivo, esse tema foi o grande foco da edição desse ano da RSA Conference, realizada de forma virtual.
Essa solução, parte do portfólio da Digital.ai focada em proteção de aplicativos, não apenas protege e evita que os softwares da sua organização sejam executados em ambientes inseguros, como ainda dá acesso em tempo real a informações sobre eventuais ataques cibernéticos. Ela é capaz de indicar, por exemplo, quando e onde os
aplicativos estão sofrendo com algum tipo de ameaça.
A ferramenta empodera as equipes de DevSecOps (desenvolvimento, segurança e operações) com toda a visibilidade necessária para que elas tomem decisões inteligentes sobre o nível de proteção mais adequado, levando em conta parâmetros como os dispositivos utilizados pela equipe e a rotina de uso dos softwares pelos colaboradores.
Essa tecnologia ainda torna possível escalar rapidamente essa mesma proteção a futuras aplicações a serem adotadas pela companhia, o que agrega ainda mais segurança e confiabilidade a cada passo dado em direção ao crescimento da organização.
Elimine todas as brechas digitais
O Essential App Protection ainda permite que as companhias atuem de forma imediata e inteligente nos dispositivos que, eventualmente, tiverem a segurança comprometida – por conta de invasões ou vazamentos de senhas, por exemplo.
Isso é possível por meio de ações reativas e direcionadas, além de atualizações recorrentes de proteção. A ferramenta também detecta e previne que os aplicativos sejam executados em situações de baixa segurança. Uma situação comum quando há uma grande quantidade de dispositivos roteados ou desbloqueados, como tem ocorrido com
tantas empresas ao longo da pandemia da Covid-19.
Mas e se os invasores forçarem o acesso a softwares e dados estratégicos da empresa?
É bem provável que a proteção viabilizada pelo Essencial App Protection os impeça de tomar qualquer tipo de ação. Por meio do mais alto nível de ofuscação, a solução da Digital.ai impede a visualização e análise dos códigos-fontes das aplicações caso eles sejam descompilados – ou seja, transformados em algo que possa ser lido e utilizado por
hackers.
Isso significa que há menos chances de que eles acessem informações úteis como os números de IPs e segredos comerciais, além de explorar outras vulnerabilidades ligadas a brechas de segurança. Além disso, os insights fornecidos pela ferramenta, tais como a localização e o meio utilizado para deflagrar um ataque a algum aplicativo, ajudam a moldar decisões mais assertivas sobre medidas de proteção – e menos baseadas em suposições.
Segurança digital é essencial para proteger seu negócio
Fazemos questão de destacar parte das vantagens do Essential App Protection, agora amplamente reconhecidas pelo mercado, numa tentativa de demonstrar a importância de se investir em soluções avançadas e acessíveis para prevenir ações de cibercriminosos que, em última instância, podem colocar todo o seu negócio em risco.
A tecnologia é essencial para garantir proteção contra os diversos tipos de ameaças e ainda aprender com novas tentativas de ataques, apoiando a construção de uma política de segurança digital – um item ainda pendente para muitas empresas, apesar de tão necessário.
Nesse caminho sem volta, e em tempos de digitalização acelerada, já está mais do que na hora de inserir a cibersegurança no centro da sua organização. Conte com a Digital.ai e a Leadcomm para que essa transição aconteça de forma segura e totalmente aderente aos objetivos do seu negócio.
Comments are closed.
Recent Comments