Não há como negar que a vida de um programador de aplicativos mudou dramaticamente nos últimos trinta anos e tem apresentado desafios quase que diários. No passado, o aplicativo pelo qual eles eram responsáveis pelo suporte era executado em um mainframe monolítico e era acessado principalmente por indivíduos da sua organização.
A solução de problemas e a otimização do desempenho certamente representavam um problema, mas a busca por respostas estava restrita a um ambiente de computação controlado. Do outro lado da linha, os usuários afetados por um aplicativo problemático provavelmente não tinham outras opções disponíveis. Eles tinham que aceitar o aplicativo e esperar que os desenvolvedores fizessem as correções necessárias.
Alguns podem considerar esse paradigma como uma memória dos bons e velhos tempos da programação de aplicativos. Certamente foi um momento mais simples.
Então veio a Internet, expandindo exponencialmente a base de usuários em potencial de um aplicativo específico. Logo depois, entraram em cena os dispositivos móveis, que permitiram que os usuários acessassem os aplicativos de qualquer lugar do mundo.
O comportamento dos usuários foi se modificando ao ponto de não estarem mais dispostos a aguardar por respostas de um aplicativo. Eles dispõem de aplicativos alternativos que podem usar e a eventual capacidade de resposta lenta ou inconsistente da sua solução fará com que eles a abandonem. Segundo o Google, mais de 50% dos visitantes de sites acessados por dispositivos móveis sairão da sua página se demorar mais de três segundos para carregar.
Por que os aplicativos móveis modernos são difíceis de otimizar
Como falamos, há um grupo muito maior de usuários que precisa estar satisfeito com o desempenho do programa. Você não precisa apenas satisfazer os requisitos do departamento financeiro ou de qualquer outra área interna que use seu aplicativo. Aplicativos móveis foram feitos para serem usados por qualquer pessoa com um dispositivo compatível e essas pessoas esperam resultados imediatos. Atender às demandas do seu público-alvo determinará se o seu aplicativo tem alguma chance de sucesso ou se está destinado a ser apagado.
A segunda razão pela qual é muito mais complicado otimizar um aplicativo móvel é a mudança radical na arquitetura dos sistemas que alimentam o programa. Não é muito comum desenvolver e otimizar um aplicativo em um ambiente isolado. Há muito mais partes móveis envolvidas na entrega de um produto de software ao público do que quando só era necessário alcançar uma audiência composta pelos seus colegas de trabalho.
Pode ser preciso contratar várias instâncias e armazenamento em nuvem. O desempenho da rede é fundamental para fornecer ao aplicativo a velocidade necessária para prender a atenção de seus usuários em potencial.
Depois, há o problema da variedade de dispositivos que podem ser usados para interagir com seu programa. Muitos aplicativos que são extremamente importantes para o modelo de negócios da sua empresa devem ser executados em várias plataformas de computação para desktops, laptops, bem como em dispositivos Android e iOS. Manter todo mundo feliz pode parecer um grande desafio.
Problemas comuns com aplicativos móveis
Uma variedade de problemas pode ser responsável pelo insucesso de um aplicativo móvel. Alguns podem causar falhas no aplicativo, enquanto outros podem torná-lo muito lento para seus usuários o aceitarem. Entre os motivos mais comuns pelos quais seu aplicativo não funcionará conforme esperado estão:
Gerenciamento de rede – os usuários logo removerão dos seus dispositivos os aplicativos que não responderem adequadamente. Existem muitos componentes de rede diferentes que precisam trabalhar juntos para fornecer uma experiência satisfatória ao usuário. Determinar se os problemas decorrem da sua infraestrutura ou do dispositivo final permite que você tome as ações corretivas apropriadas.
Circunstâncias que levam a erro – identificar a origem dos erros que prejudicam o seu aplicativo é fundamental para sua viabilidade. Embora o problema possa ser o dispositivo do usuário, é possível que você possa fazer melhorias para minimizar ou eliminar a chance de ocorrência de uma condição específica.
Dependência de APIs de terceiros – o ciclo de desenvolvimento reduzido imposto pelo ritmo do mundo móvel pode forçar a dependência de ferramentas de software e APIs de terceiros, que podem não ser ideais para suas necessidades específicas. Isso pode se manifestar em uma variedade de problemas de desempenho, que precisam ser resolvidos para manter a performance do seu programa.
O monitoramento dos vários aspectos do seu aplicativo móvel pode fornecer informações que formam a base dos esforços bem-sucedidos para a sua otimização. Para isso, é preciso dispor de uma solução que possa monitorar e analisar o desempenho do seu aplicativo através de todas as camadas da infraestrutura de TI subjacente.
Comments are closed.
Recent Comments