O monitoramento de desempenho de aplicativos é um método usado para coletar métricas de desempenho, por meio de um sistema de software distribuído. Em uma configuração básica, o software de desempenho é implementado no servidor de aplicativos e na máquina cliente.
As soluções avançadas de monitoramento de desempenho de aplicativos também implementam o monitoramento em toda a rede, para obter ainda mais pontos de dados.
A ideia de monitorar o desempenho é coletar métricas específicas de aplicativos ao longo do caminho da rede entre o servidor e os dispositivos clientes. Os dados de desempenho são altamente granulares e podem ser usados para identificar partes específicas de uma transação cliente-servidor, que podem estar causando problemas de performance.
À medida que redes, servidores e sistemas operacionais se tornam cada vez mais virtualizados, uma ferramenta robusta de monitoramento de desempenho de aplicativos se torna uma necessidade. Sem isso, os desenvolvedores são deixados no escuro para determinar se o código em seu aplicativo é o problema, ou se há um gargalo no ambiente virtualizado subjacente.
Existem muitas variáveis para se chegar a uma conclusão com base técnica sobre qual é a causa raiz de um problema de performance. Portanto, a melhor maneira de descobrir realmente o que está acontecendo com o desempenho é monitorar as transações do ponto de vista do cliente.
Monitoramento e gerenciamento de desempenho
Para a maioria dos departamentos de TI, as ferramentas de monitoramento de desempenho de aplicativos são suficientes para identificar quase todos os problemas relacionados a aplicativos em uma rede de produção. Entretanto, para aquelas organizações que precisam identificar detalhes sobre o desempenho em um nível mais profundo, as ferramentas de gerenciamento de desempenho de aplicativos (Application Performance Management ou APM) entram em cena.
Soluções de gerenciamento de desempenho funcionam de maneira semelhante às ferramentas de monitoramento, estabelecendo uma linha de base e analisando os dados coletados, para formar uma opinião correlacionada sobre onde os problemas provavelmente residem. Entretanto, em vez de simplesmente apontar para problemas de alocação de memória de alto nível ou picos de CPU causados pelo aplicativo, as ferramentas de gerenciamento de desempenho vão mais fundo no nível do código, para identificar a parte exata do código do aplicativo que é provavelmente a causadora do problema.
Novas abordagens para o gerenciamento do desempenho de aplicativos
O gerenciamento de desempenho de aplicativos tem a reputação de ser uma tecnologia que fornece dados importantes, mas é difícil de administrar, pois geralmente exige o conhecimento de um profissional dedicado, que conheça as arquiteturas de aplicativos.
Entretanto, novas abordagens de APM estão ajudando a mudar esse conceito e fornecer um nível de visibilidade que pode ajudar a colocar todos da equipe de TI, incluindo os profissionais de rede, no mesmo jogo.
Não há uma receita pronta e consistente de implementar o APM, que funcione para todos os negócios. Como resultado, essa tarefa tem sido um desafio para muitos profissionais de TI. Conforme a mobilidade, a computação em nuvem e a virtualização assumem papéis maiores nas empresas, o APM está se tornando cada vez mais complexo, porque essas tecnologias introduzem muitos fatores novos, que podem afetar o desempenho de ponta a ponta dos aplicativos, que passaram a ser altamente distribuídos.
Felizmente, uma abordagem baseada em rede para gerenciamento de desempenho de aplicativos (APM) pode fornecer a visibilidade necessária para evitar ou corrigir rapidamente problemas de desempenho, antes que eles afetem negativamente os negócios.
As abordagens tradicionais de monitoramento de desempenho de aplicativos usam tecnologias mais antigas, algumas das quais com décadas de uso. Essas soluções legadas consomem recursos do sistema, geralmente têm taxas caras de licenciamento por servidor e são difíceis de implantar e manter, exigindo testes e certificação sempre que houver uma alteração no aplicativo.
O monitoramento baseado em rede não interfere com o desempenho dos aplicativos. Em vez disso, examina uma cópia do tráfego de rede que passa pelo data center, reconstrói e analisa todas as transações em tempo real, extraindo valiosas métricas de integridade e desempenho. As equipes de operações de TI usam essas métricas para solucionar problemas e receber alertas automáticos de aviso prévio sobre comportamentos anômalos.
O papel dos bancos de dados no gerenciamento da performance
Os bancos de dados (SGBD) são os sistemas de registro das aplicações de seu negócio. Qualquer mudança no comportamento dos usuários ou da aplicação, uma reconfiguração do sistema ou rede, ou mesmo o simples acúmulo de dados podem impactar no desempenho. A violação de níveis de serviço devido à degradação do desempenho da camada de banco de dados pode trazer impactos profundos para qualquer organização.
Uma solução como o Precise for Database ajuda a garantir que seus aplicativos de negócios sejam sempre executados no pico da eficiência, por meio da coleta e análise de métricas-chave de performance ao longo do tempo. Ele ajuda a detectar e corrigir a causa raiz dos problemas em aplicações que dependem de um banco de dados, muitas vezes antes que os usuários finais sejam afetados.
Cada ferramenta de gerenciamento de desempenho de aplicativos corporativos, como qualquer solução de TI, apresenta características e funcionalidades específicas. A solução que melhor se adapta às suas necessidades organizacionais sempre é aquela que você avaliou em seu ambiente de monitoramento personalizado.
Conte com a ajuda de uma consultoria com conhecimento e experiência adquiridos em implantações realizadas em organizações de diversos portes e setores da economia.
Comments are closed.
Recent Comments