A sua empresa e as suas marcas se preocupam com as pessoas da Geração Z? Bem, não precisa responder ainda, o importante – e gostaríamos de destacar – é que esse pessoal se preocupa com você. Melhor ainda, se preocupa com o que sua empresa faz ou deixa de fazer.
O cuidado com os dados pessoais dos seus clientes é um dos pontos observados por essa geração. Por isso, é quase unânime a percepção de que esse perfil comportamental quanto à proteção de dados está diretamente relacionado com a sua empresa “sair na frente”. Ou até mesmo com ela manter a sua imagem positiva.
As pessoas da Geração Z – nascidas do final da década de 1990 ao início dos anos 2010, aquelas que cresceram na era da internet – trazem traços marcantes, e de forma geral, claro, em seu jeito de ser. Isso mesmo, uma espécie de comportamento coletivo, composto por características que influenciam os seus desejos, as suas exigências e também norteiam as suas decisões de consumo.
As preocupações deles são muitas
No primeiro semestre desse ano, a jornalista Rosana Jatobá destacou em seu blog, numa plataforma do UOL, que a Geração Z tem uma visão de urgência sobre a proteção do meio ambiente, envolvendo aspectos socioambientais e temas de sustentabilidade.
Quarenta por cento dos entrevistados na Pesquisa Global da Masdar, dos Emirados Árabes, segundo Rosana, citam a emergência climática como uma das maiores preocupações. E mais, 8 em cada 10 jovens dessa geração dizem que os governos precisam escutar mais o que eles têm a dizer sobre sustentabilidade.
Bem verdade é que o tema já foi trabalhado por empresas de pesquisas, entre outras, e essa é uma realidade até certo ponto conhecida. Tem exemplo que não acaba mais, daria para falar disso o dia todo.
E a proteção de dados?
O que ressaltamos é que além das questões de meio ambiente, as pessoas da Geração Z têm preocupações também com outros temas em alta, como diversidade, e, especialmente, inclusão e proteção de dados.
Opa, proteção de dados? Sim. Vale a pena entender o que o perfil dessa galerinha tem a ver com isso.
Falamos com a Ana Paula, da Mintel, especialista em pesquisas voltadas a entender o comportamento das diferentes gerações, e ela nos trouxe um insight bem relevante sobre a Geração Z.
De acordo com um relatório da empresa, de maio de 2019, 61% dos entrevistados com idade entre 16 anos e 20 anos afirmaram que não comprariam de marcas que tiveram problemas de violação de dados. Por exemplo, que tenham divulgado ou deixado vazar dados confidenciais de seus consumidores.
Outro estudo de 2019, Digital Society Index (DSI), da inglesa Dentsu Aegis Network, traz uma informação que carimba esse comportamento das pessoas da Geração Z quanto à sua preocupação com o uso de dados pessoais.
Esse levantamento mostra que um quinto dos jovens de 18 anos a 24 anos desativou contas em mídias sociais em 2019 e um terço deles está colocando limites no tempo em que usam seus smartphones.
Agora em 2020, embora tenha acontecido o isolamento social devido à pandemia, o que aumentou a atividade on-line, quase 20% dos Geração Z desativaram contas em redes sociais. Mais de 40% deles buscaram alguma forma de diminuir a quantidade de dados que compartilham virtualmente. Limparam histórico de busca ou optaram por abandonar serviços de geolocalização.
Um comportamento a ser observado e considerado, não é mesmo? Ainda segundo Rosana Jatobá, uma análise da empresa americana Bloomberg prevê que a Geração Z será responsável por 32% da população mundial até final deste ano. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas, esse número já pode ter sido alcançado em 2019.
Estima-se ainda que até 2025, as pessoas dessa geração vão representar 70% da força de trabalho em todo o mundo. Imagine ter esse pessoal deixando de consumir sua marca por um histórico de vazamento de dados? Tá vendo só como o tema de proteção de dados é importante e deve ganhar cada vez mais relevância?
E a sua empresa, como anda com a proteção de dados?
Proteger dados pessoais de clientes, consumidores e outros públicos com quais o seu negócio se relaciona é preciso. Isso ajuda a estar de acordo com a legislação vigente, a não perder consumidores e evitar prejuízos financeiros.
E você, tem necessidade de entender mais esse assunto e a identificar o que deve fazer na sua empresa para se adequar à essa realidade? Então é só falar com o nosso time de especialistas.
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