Atualmente, as empresas estão buscando e encontrando maneiras para serem mais eficientes implementando soluções de tecnologia para substituir tarefas complexas e rotineiras. As tecnologias inovadoras, como a Inteligência Artificial (IA), podem agilizar significativamente os processos desafiadores que muitas empresas enfrentam para aprender como identificar quem são seus consumidores e como eles se comportam. Vale a pena ressaltar uma aplicação importante: a implantação de soluções baseadas em IA pode criar um equilíbrio entre a privacidade e a proteção das informações pessoais dos consumidores.
Os profissionais de marketing dependem muito da análise de e-mails, mídia social e outras interações da web para apoiar decisões baseadas em dados. A IA permite que isso seja feito de forma ágil, otimizando o desempenho e aumentando o retorno sobre o investimento (ROI). Quanto mais dados você tiver, melhor será o aprendizado para entregar a mensagem certa aos consumidores certos, no momento certo.
Esses dados são amplamente tratados por meio de algoritmos que estudam padrões, que as empresas aproveitam para aumentar a produtividade, agilizar processos, obter análises mais aprofundadas sobre clientes em potencial e clientes atuais e entender como interagir melhor com os consumidores.
Embora a IA traga benefícios significativos para as empresas, o seu uso levanta questões éticas sobre os direitos de privacidade dos titulares dos dados em relação às suas informações pessoais. Em última análise, a IA atribui maior responsabilidade às empresas no que se refere a respeitar a privacidade dos consumidores e proteger suas informações pessoais.
Protegendo o consumidor
Grandes quantidades de dados estão sendo processadas para automatizar e analisar várias funções de negócios, fornecendo rapidamente melhores insights e eficiência de escala. Esse tipo de tecnologia de aprendizado de máquina pode substituir a necessidade cognitiva humana de avaliar todos os resultados possíveis na tomada de decisões.
A IA traz muitos benefícios, mas o seu uso levanta questões sobre como as empresas usam eticamente as informações pessoais que coletam, tratam e armazenam.
As leis de privacidade e proteção de dados pessoais, além de centenas de leis e estruturas de privacidade, segurança e conformidade do mundo, como a LGPD, GDPR, CCPA, ISSO 27001/27701 e NIST visam garantir que as organizações coletem, processem e armazenem informações sensíveis de forma adequada e implementam soluções de segurança que garantam a privacidade dos dados. Essas leis também oferecem aos consumidores maior controle sobre o uso de suas informações pessoais, exercendo certos direitos, como o acesso às suas informações coletadas, autorização prévia e revogação de autorização concedida, anonimização, bloqueio, eliminação, correção e portabilidade de seus dados.
De maneira geral, as leis sobre proteção de dados pessoais estabelecem regras como:
- As empresas devem ser transparentes e permitir acesso facilitado aos titulares dos dados às informações pessoais que estão coletando e sobre como as estão usando e processando.
- As empresas devem ter base legal e justificativa para coletar, tratar e armazenar informações pessoais.
- Os titulares dos dados têm o direito de optar ou não pelo uso de suas informações pessoais.
- Os titulares dos dados têm o direito de excluir suas informações pessoais mediante solicitação.
- As empresas devem implementar soluções, processos e procedimentos que garantam uma proteção abrangente dos dados.
Implementar soluções baseadas em IA para manter a conformidade com a legislação de proteção de dados beneficia tanto as empresas, quanto os consumidores. As informações pessoais ganham um nível elevado de proteção e as empresas podem fornecer experiências ainda mais personalizadas aos consumidores.
Gerenciando experiências personalizadas em um mundo centrado na privacidade
Não há dúvidas que as leis globais de privacidade de dados mudam a forma como as empresas devem processar informações pessoais. As leis não apenas regem como as empresas coletam informações pessoais, mas também como usam essas informações. Por outro lado, a maioria dos processos atuais de experiência do consumidor ignora os dados gerados por meio de interações digitais que poderiam criar uma comunicação mais personalizada.
Mas como minha empresa pode demonstrar conformidade e, ao mesmo tempo, aproveitar os dados a partir da IA?
É aí que entra em jogo uma solução de gerenciamento de consentimento e preferências.
É possível integrar essa tecnologia para conformidade em toda a sua infraestrutura tecnológica:
- Obter melhores resultados com experiências que coletam o consentimento do titular dos dados.
- Sincronizar preferências em várias plataformas.
- Mostrar transparência sobre como sua empresa coleta e usa os dados.
- Gerar confiança, interagindo com os consumidores nas suas preferências.
- Analisar os dados necessários, para aumentar o ROI.
Com as ferramentas tecnológicas certas, os profissionais de marketing podem converter clientes potenciais em clientes efetivos. A análise de dados dos canais de marketing é vital para obter melhores resultados. Aprender a interagir de forma mais intuitiva com seus consumidores permite atender às necessidades deles e de sua organização, ao mesmo tempo em que constrói um relacionamento duradouro.
Incorpore Inteligência Artificial e esteja em conformidade as leis de proteção de dados
Em um ambiente cada vez mais digitalizado, as empresas podem estar em conformidade com as leis de proteção de dados ao usar tecnologias de IA para obter insights a partir das informações pessoais dos consumidores, mantendo a segurança dos dados, e ainda estabelecer confiança e solidificar a lealdade à marca. Analisar e usar os dados do consumidor de maneira legal, justa e transparente, além de ser a uma decisão ética, aumenta a confiança do consumidor e fortalece o programa de privacidade de dados da sua organização.
A OneTrust foi nomeada uma empresa líder no mercado pela “The Forrester Wave™: Software de Gerenciamento de Privacidade, 2020” e é a plataforma mais utilizada no mundo para gerenciar privacidade, segurança e credibilidade.
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Adaptado do artigo “AI & Data Protection Law”, OneTrust, 2020
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