A pandemia do novo coronavírus obrigou muitas empresas a adotarem o home office às pressas. Com isso, o perímetro dos escritórios passou a ser também a casa dos funcionários, que continuam acessando, armazenando e processando dados corporativos internos, inclusive aqueles classificados como confidenciais.
Esse cenário tornou a necessidade de proteção de dados unificada – cobrindo todas as áreas como endpoint, descoberta, e-mail, rede e nuvem – mais crítica. De acordo com a consultoria Gartner, o mercado de Data Loss Prevention (DLP) corporativo está maduro, mas o surgimento de recursos de segurança de dados nativos para ecossistemas em nuvem e de detecção de possíveis problemas através de avaliação comportamental de cada integrante da organização muda a dinâmica do setor.
A prevenção de perda de dados (DLP) é, acima de tudo, um processo de segurança bem definido, reforçado pela tecnologia de suporte. Os projetos de DLP que não estão vinculados a iniciativas ou metas específicas, indicam que a governança da segurança de dados está crua – resultando em uso e requisitos inconsistentes, dificultando o processo de seleção da tecnologia DLP e minando esses projetos.
Tendências
As organizações que exigem um conjunto básico de funcionalidades DLP ou se concentram em um caso de uso específico, como DLP para e-mail, focando em conformidade regulatória, estão adotando o software de forma integrada, incluindo DLP nativo de provedor de serviços em nuvem.
Aquelas que buscam implantar recursos de DPL para mais de um tipo de uso – como endpoint, e-mail e nuvem –, estão implantando soluções de DLP corporativas, que proporcionam a vantagem de políticas centralizadas e reutilizáveis, gerenciamento simplificado e relatórios avançados.
Organizações de pequeno a médio porte geralmente encontram dificuldades para implementar/operar ferramentas DLP corporativas e produzir resultados tangíveis. Os serviços de consultoria e DLP gerenciados podem oferecer um caminho, mas não substituem o conhecimento sobre dados internos e a propriedade do risco pelas unidades de negócios.
Para proteger as informações que circulam na sua empresa além do escritório, e entender como você e seus funcionários podem supervisionar isso, fale com nossos especialistas e tire dúvidas sem compromisso
Comments are closed.
Recent Comments