“Se tornar aderente à LGPD não demanda apenas um projeto e sim uma jornada. E essa jornada necessita da adequação de toda empresa”, afirma Klaus Kiessling, Diretor de Cibersegurança da Leadcomm.
Quando pensamos no processo de entrar em conformidade com a nova lei, soluções tecnológicas sempre vêm em mente e pouco falamos de pessoas – mesmo sendo elas que lidam com todos os tipos de dados no dia a dia.
Além de links e anexos duvidosos, você sabia que o simples fato de ir tomar um café ou ir ao banheiro e não bloquear a tela do computador é uma grande vulnerabilidade? E que mandar imprimir um arquivo e demorar para buscá-lo na impressora pode fazer com que informações importantes, muitas vezes até sigilosas, sejam utilizadas de forma errada, gerando multas para a organização?
Além destes exemplos, listamos outras situações que podem impactar a segurança do seu negócio:
- Senhas fáceis de adivinhar
- Mesma senha para diferentes contas
- Conexão a Wi-Fi públicos não protegidos
Técnicas e tecnologias não abrangem esses tipos de comportamento. Mesmo que você tenha a certeza de que os dados da sua empresa estão seguros, se seus funcionários pouco souberem como tratá-los ou se não tiverem um entendimento da política de segurança estabelecida, as suas defesas poderão ser facilmente desviadas.
Por isso, é fundamental e menos custoso investir em um treinamento de conscientização sobre segurança da informação. “Criar um programa de conscientização dos funcionários é extremamente importante e está previsto nas melhores práticas do setor”, diz Klaus. Nesse treinamento, deve ser falado sobre o que deve e o que não deve ser feito no sentido comportamental, a quem recorrer caso algo de estranho aconteça e para qual fim servem a classificação e o mapeamento de dados e como devem ser utilizados na rotina.
Esse treinamento deve ser assimilado por todos os funcionários, de todas as áreas. Para isso, invista em sessões curtas, presenciais ou online, faça testes simulados e conte com a nossa ajuda para desenhar o modelo ideal e personalizado para sua empresa. Clique aqui e fale com nossos especialistas.
Comments are closed.
Recent Comments