Até 2022, pelo menos 50% dos ataques bem-sucedidos por meio de cliques (clickjacking) e contra aplicativos móveis poderão ser evitados com o uso de recursos de proteção inseridos dentro dos próprios aplicativos de negócios. Apenas esse dado, divulgado pela consultoria Gartner, é suficiente para ressaltar a importância de contar com mecanismos embarcados para garantir a segurança dos softwares. O que muitos tomadores de decisão ainda não sabem é a diferença que essa característica faz na rotina das organizações.
Essa proteção nativa, que integra a segurança aos recursos da aplicação desde o seu desenvolvimento, também visa melhorar a blindagem do seu negócio – e, por extensão, das informações sensíveis da empresa e dos seus clientes. Um esforço de valor quase intangível diante da eclosão de ameaças cibernéticas, cada vez mais recorrentes e complexas.
Falamos “quase intangível” porque a implementação de recursos de segurança dentro das aplicações faz parte de um conjunto de soluções que seguem o conceito de Value Stream Management. Importada ao Brasil por meio de uma parceria inovadora entre a Leadcomm e a Digital.ai, essa nova prática de negócios ajuda a mensurar o valor do desenvolvimento de software e dos esforços e recursos empregados na sua entrega.
Lideranças corporativas, incluindo CISOs e CIOs, concordam que trazer a preocupação com a segurança para o centro do negócio, tratando-a como elemento básico para toda e qualquer aplicação desenvolvida e implementada para a organização, é uma maneira muito mais ágil e efetiva de prevenir e combater ciberataques e qualquer outro ponto de vulnerabilidade. Vale a pena entender o contexto e algumas vantagens dessa boa prática.
Escalada da vulnerabilidade
Recentemente, o mercado presenciou a migração da solução Arxan para o portfólio da Digital.ai voltado a proteger aplicações, passando a ser chamada de Digital.ai Application Protection. A Arxan, trazida com exclusividade ao Brasil pela Leadcomm há alguns anos, tem as soluções mais avançadas do mundo para proteção de softwares e aplicativos mobile, protegendo aplicações em ambientes Android, iOS, web e híbridos, além de aplicações executadas em desktops ou servidores, assim como as chaves de acesso e os dados guardados nesses sistemas e dispositivos. Há ainda soluções para gerenciamento e prevenção de riscos de aplicações, assim como serviços profissionais de suporte, incluindo solução para gestão de loja própria de aplicativos corporativos.
O desenvolvimento de todo esse portfólio é uma resposta às frequentes ameaças digitais que impactam cada vez mais pessoas e empresas em meio à transformação digital acelerada. A implementação do trabalho remoto durante a pandemia, com milhares de computadores conectados à distância a centenas de redes corporativas, trouxe como efeito colateral o aumento da vulnerabilidade das organizações.
Não é difícil imaginar as consequências de um cenário de elevada capilaridade, em que milhares de pessoas acessam dados importantes diretamente de suas casas. Algo que tende a permanecer mesmo depois do período de distanciamento social – e isso exigirá mais investimentos do que nunca em segurança digital.
Segundo uma pesquisa do grupo Mz baseada em dados da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), agência regulada pelo Ministério da Economia, as notificações de ataques cibernéticos contra companhias brasileiras tiveram uma alta de 220% somente no primeiro semestre de 2021, na comparação com o mesmo período de 2020.
O estudo ainda aponta que companhias de energia elétrica e de saúde foram as que mais sofreram com atividades hackers, totalizando seis e cinco tentativas de invasão registradas no período, respectivamente. De todas as notificações, 37% foram referentes a incidentes cibernéticos na área de TI. O ransomware, um tipo de extorsão cada vez mais frequente que pode exigir um resgate para desbloquear computadores, também é citado.
Segurança de alto nível e fácil implementação
A boa notícia é que, tomando como exemplo as soluções Digital.ai Application Protection, a busca por tecnologias de segurança digital tem sido melhor percebida como um item de primeira necessidade para um crescente número de empresas. A chegada da Digital.ai ao Brasil, por meio da parceria com a Leadcomm, ajuda a tornar essas ferramentas mais acessíveis e adaptáveis para a realidade de cada negócio.
Esse portfólio avançado de aplicações de segurança digital agrega um enorme valor às organizações em diversas frentes, garantindo a proteção e a prevenção contra ameaças externas e preservando a integridade, a reputação e a credibilidade do seu negócio.
Um dos principais motivos para as organizações seguirem atrasadas em relação à segurança era o tempo e a complexidade da implementação dos recursos de proteção. E este é mais um ponto em que a solução da Digital.ai se destaca, pois traz o mais alto nível de segurança às aplicações através de um processo de implantação simples, rápido e não invasivo, pois não exige alteração dos processos de desenvolvimento e implantação de sistemas já existentes na empresa.
Os quatro tópicos abaixo ajudam a resumir as vantagens da solução Digital.ai Application Protection:
- Proteção
Segurança compreensiva em nível de código:
- Ofusque o código-fonte, insira honeypots e implemente outros padrões de código enganosos para deter e confundir os agentes de ameaças;
- Acione medidas defensivas automaticamente caso uma atividade suspeita seja detectada, incluindo desligamento de aplicativo e reparo automático de código;
- Injete proteções de código de aplicativo essenciais e sensores de detecção de ameaças no ciclo de CI / CD após o desenvolvimento do código, de forma não invasiva, sem interromper nem alterar os processos existentes de DevOps.
- Criptografia
Proteção de chaves e dados:
- Criptografe chaves estáticas ou dinâmicas e dados incorporados ou contidos no código do aplicativo;
- Proteja dados confidenciais em repouso em um aplicativo ou em trânsito entre o aplicativo e o servidor;
- Suporta todos os principais algoritmos e modos criptográficos com certificação FIPS 140-2.
- Alertas
Informações sobre ameaças em tempo real:
- Tenha notificações sobre a reputação do aplicativo, ataques em tempo real e ofereça a capacidade de suspender contas ou reforçar a autenticação de acesso;
- Insights que ajudam a otimizar e adaptar a proteção com base nos insights e tendências de ataque, incluindo como, quando, onde e por quem o aplicativo é considerado um alvo;
- Forneça feeds de dados de ameaças de ponta a ponta, tornando os dados de ameaças acessíveis por meio de um navegador ou fácil integração com as plataformas existentes de SIEM, BI e prevenção de fraude.
- Prevenção
Recursos de proteção dentro das aplicações, capazes de bloquear uma série de ameaças externas, entre elas:
- Engenharia reversa, depuração e violação de código;
- Descoberta da chave de criptografia e manipulação de API;
- Fraude financeira ou credencial, dados e roubo de IP;
- Inserção de malware, spoofing e exfiltração de dados;
- Trapaça ou pirataria de jogos, aplicativos ou conteúdo digital.
Comments are closed.
Recent Comments