As Interfaces de Programação de Aplicativos – ou APIs, nome mais comumente utilizado – têm ajudado as empresas a, além de agilizar as operações e impulsionar a inovação, aprimorar a experiência do cliente.
Em conjunto com esses benefícios, surge também a preocupação com a segurança dessas APIs, pois nelas concentram-se os dados confidenciais de clientes, assim como informações comerciais e registros financeiros, o que significa que a sua violação pode gerar impactos financeiros significativos.
Ao não proteger as APIs, gera-se o risco de não conformidade com as regulamentações – como GDPR, HIPAA e CCPA -, sendo que as multas e as penalidades podem ser consideráveis.
Outro fator relevante, para que os CFOs se empenhem em ampliar a segurança das APIs, é o quanto isso impacta na reputação e na confiança dos clientes, pois uma imagem manchada pode levar anos para ser recuperada, exigindo tempo, recursos e grandes perdas financeiras, impactando as receitas dos anos seguintes.
Paralisação das operações e perda de produtividade
A partir do momento em que ocorre uma violação, as consequências são imediatas. As operações são interrompidas, acarretando na perda de produtividade e no aumento de custos.
Diante de tal situação, torna-se necessário investigar a violação, realizar a restauração dos sistemas afetados e garantir a continuidade do negócio, o que gera um impacto financeiro real.
Os CFOs precisam, então, reconhecer que o tempo é o grande inimigo diante desses casos, pois quanto maior o período para resolver e se recuperar de uma violação, maior será a pressão financeira sobre a organização.
Priorizando a segurança das APIs para reduzir custos
Muitas empresas optam por investir em seguros de cibersegurança para ampliar a proteção contra os riscos financeiros que uma violação de dados pode causar.
No entanto, esses seguros são diretamente influenciados pela postura da organização, incluindo a segurança de APIs.
Ao priorizar a proteção de APIs, os CFOs conseguem negociar melhores condições relacionadas a esses seguros.
O API Spyder, da Cequence, é uma solução bastante reconhecida pelo setor, para o gerenciamento da superfície de ataque, pois investiga se as APIs estão acessíveis externamente, encontra todos os servidores e endpoints de API que estão expostos ao público, e valida correções de vulnerabilidades críticas.
Garantindo a segurança do ecossistema de parceiros
Em um cenário de negócios interconectados, as APIs servem como pontes para fornecedores, parceiros e fornecedores terceirizados.
A falta de segurança para as APIs pode colocar em risco não somente a sua organização, mas também expor parceiros a possíveis ameaças.
A violação em uma das partes do ecossistema pode desencadear incidentes que irão impactar a saúde financeira de diversas partes interessadas.
Inovação em longo prazo
À medida em que as organizações adotam a Transformação Digital, ter um programa de segurança voltada às APIs viabiliza a competitividade em longo prazo, pois elas são essenciais para impulsionar a inovação.
Ao priorizar a segurança de APIs, os CFOs estarão protegendo as suas organizações não somente contra as ameaças imediatas, mas, também, proporcionando um crescimento sustentado em um futuro mais digital.
5 perguntas que os CFOs precisam fazer à equipe de Segurança da Informação
As respostas fornecidas influenciam diretamente na segurança e na saúde financeira da sua organização.
- Quantas APIs externas temos e como sabemos se essas informações são precisas?
- Qual é a porcentagem de nossas APIs que estão documentadas/têm especificações atualizadas?
- Qual é a porcentagem de nossas APIs que foram testadas e mostram as 10 principais vulnerabilidades de segurança da API OWASP? Qual é a nossa meta/porcentagem-alvo e qual é o plano para atingir esse objetivo?
- Vemos um aumento na apropriação de contas (ATO) e fraudes antes de feriados e outros grandes eventos? Se sim, o que estamos fazendo para reduzir essa exposição?
- Segundo as novas orientações agora disponíveis do CFPB sobre Dodd-Frank, empregamos ou permitimos, atualmente, a captura de tela para compartilhar dados? Qual é o nosso plano para migrar para mecanismos de troca de dados mais modernos e seguros?
A segurança de APIs deixou de ser uma preocupação apenas técnica e tornou-se uma prioridade estratégica, que impacta diretamente a saúde financeira da organização.
Os CFOs que defendem as iniciativas de segurança de APIs asseguram o crescimento da empresa no mundo digital e se protegem contra as consequências financeiras das violações de segurança.
Por que Cequence é a melhor opção para a segurança de APIs?
A missão da Cequence é proteger as empresas hiperconectadas de hoje em dia contra fraudes, abusos comerciais, perdas de dados e não conformidades em aplicações web – móveis e baseadas em API – que conectam colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores.
Cequence ajuda a proteger inúmeros chamados de APIs. Vale ressaltar que 6 bilhões de chamadas de APIs e 2 bilhões de contas de usuários são protegidas diariamente por meio desta ferramenta.
A Leadcomm conta com uma equipe robusta de especialistas nas mais variadas práticas de cibersegurança. Entre em contato conosco e saiba como Cequence pode ajudar na proteção de suas APIs.
Obtenha uma compreensão completa da postura de segurança da sua API, com uma avaliação personalizada.
Fonte: Cequence
Comments are closed.
Recent Comments