Por Alexander Rodrigues
Em vigor desde agosto de 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estabelece uma série de medidas que visam a proteger os direitos e a privacidade de dados pessoais dos consumidores.
Como reflexo disso, um cenário bastante comum nas empresas que já fizeram a adequação e, com isso, possuem o seu data mapping (ou, em português, mapeamento de dados em planilhas), é a dificuldade de mantê-lo devidamente atualizado como a lei pede. Afinal, os negócios mudam, e novos processos podem ser implementados, substituídos ou deixar de existir, alterando a maneira com que os dados são capturados, tratados e armazenados.
Essa situação faz com que todo o esforço – de uma determinada organização para se manter aderente à lei – seja perdido ou, até mesmo, exigido das equipes muito tempo de trabalho manual para manterem as informações sempre atualizadas e em conformidade com a legislação.
Além disso, sem um data mapping em dia, não é possível identificar todos os riscos aos quais a empresa está exposta, em relação a incidentes e vazamento de dados.
Na maior parte dos casos, existem dois tipos de solução para esse problema. Continue a leitura e entenda qual é mais indicada ao seu negócio.
Como manter o seu data mapping atualizado
A primeira dica é contar com o apoio de uma Consultoria especializada no assunto. Isso é mais indicado quando o volume de mudança no mapeamento de dados é muito grande e/ou é necessário implementar outras medidas relacionadas à LGPD, como o treinamento de funcionários e/ou a conformidade com outros pontos da legislação, por exemplo.
A segunda consiste em adquirir uma ferramenta de Gestão de Privacidade para automatizar o processo. Esta opção se aplica na maior parte dos casos. A solução que mais se destaca nesse quesito é a OneTrust, pois além de permitir a descoberta e a classificação de dados, de forma segura, conta com atualizações constantes para automatizar todas as demandas de conformidade com a LGPD.
Saiba como automatizar o mapeamento dos seus dados
Existem, no mercado, inúmeras ferramentas que, de certa forma, podem ajudar a desempenhar essa tarefa. Mas, sem sombra de dúvidas, a OneTrust é a líder da categoria. Sua divisão por módulo permite que a sua empresa invista na solução que realmente precisa.
A OneTrust possibilita a importação de seu data mapping, para que não seja necessário inserir manualmente todas as informações, simplificando e agilizando a descoberta e a classificação de informações, para manter o seu mapa sempre atualizado, de forma automatizada.
A atualização ocorre, também, por meio do disparo de formulários de avaliações para as mais diversas áreas da empresa, situação indicada sempre que algum departamento específico precisa inserir ou atualizar alguma informação no mapa de dados. Com o preenchimento, as informações são retroalimentadas ao sistema, para o devido registro.
Graças ao time jurídico que acompanha as atualizações mais recentes da lei, alertas são disparados sempre que alguma mudança é observada. Além disso, a ferramenta conta com o recurso de automação robótica e IA (Inteligência Artificial) chamado de Athena. Ele indica, com base na legislação que o seu negócio busca se adequar, a funcionalidade que será preciso aderir.
Conte com ajuda especializada para te ajudar!
Quer levar facilidade e automação para a Gestão de Privacidade do seu negócio? Conte com a Leadcomm!
Somos parceiros da OneTrust e contamos com toda a expertise de mais de 20 anos em proteção de dados e privacidade, para te orientar sobre a solução mais indicada. Nossa equipe de especialistas acompanha toda a implementação da nova ferramenta, realiza treinamentos e personaliza a solução de acordo com as suas necessidades.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre a OneTrust!
Sobre o autor: Alexander Rodrigues é Consultor em CyberSecurity na Leadcomm, com mais de 20 anos de experiência trabalhando para empresas como HP Enterprise, CA, ASG e Platinum Technology. Atua na área técnica, além de participar de projetos importantes em clientes estratégicos. Possui conhecimentos em MSSP, Business Service Management, Gerenciamento Distribuído de Carga de Trabalho (workload) e Automação de Processos (Gerenciamento de Operações). Seus conhecimentos especializados em segurança de TI, se destacam nos temas de Gestão do Ciclo de Vida da Identidade e Acesso (ILAM ou IAM), Gerenciamento de Informações e Eventos de Segurança (SIEM), e Prevenção de Perda de Dados (DLP) e Segurança em Aplicativos. Certificado OneTrust – Fellow of Privacy.
Comments are closed.
Recent Comments