Um diretor de conformidade de uma grande organização de serviços financeiros recentemente declarou: “Não há dúvida de que os terceirizados estão redefinindo como nossos negócios competem no novo mundo digital”.
Atualmente, o terceiro setor exige cada vez mais acesso aos ativos de dados de uma organização e estão trabalhando cada vez mais com seus próprios terceirizados, multiplicando o tamanho e a complexidade dessa rede. Segundo o Gartner, nos últimos quatro anos, os líderes jurídicos e de conformidade classificaram 2,5 vezes mais os terceiros como sendo de alto risco. Gerenciar os riscos associados a essas redes, sem prejudicar a velocidade dos negócios é um desafio crítico para os negócios.
A era digital deu início a uma pressão crescente para que empresas de todos os tamanhos e setores prestem mais atenção a seus programas de gerenciamento de riscos de terceiros (Third-Party Risk Management ou TPRM). Como uma extensão das operações da sua empresa, os fornecedores e prestadores de serviços terceirizados podem representar riscos e responsabilidades quando se trata de dados e privacidade.
As corporações devem se proteger contra os riscos da exposição (muitas vezes desnecessária) das suas informações confidenciais aos seus fornecedores. Os processos e ferramentas de gerenciamento de risco de terceiros estão se tornando essenciais para fazer isso, mitigando os perigos legais, de reputação, financeiros e de segurança cibernética que vêm com as parcerias com fornecedores.
O gerenciamento de riscos de terceiros precisa de uma nova abordagem
Os processos manuais não vão funcionar mais, quando observamos a complexidade e as várias camadas que o gerenciamento de risco de terceiros apresenta atualmente. Unificar as iniciativas de gerenciamento de riscos corporativos significa reunir pessoas, processos e tecnologia. Quando aproveitados corretamente, esses recursos combinados podem agilizar processos e automatizar as atividades comuns do gerenciamento de risco de terceiros.
No documento “Stay Ahead of Growing Third- Party Risk” de 2020, o Gartner relata que o risco de terceiros foi identificado como uma das principais ameaças pelos líderes de conformidade em 2019. Na verdade, 83% dos executivos dizem que os riscos de terceiros foram identificados após a integração inicial e a devida diligência. À medida que essas parcerias externas se tornam cada vez mais complexas, fica clara a necessidade de uma nova abordagem de gerenciamento de risco dos fornecedores. As abordagens de monitoramento atuais não podem mais ser responsáveis pelas mudanças inevitáveis nos negócios atuais.
É preciso garantir a conformidade
Alinhar os processos de gerenciamento de risco de terceiros e as pessoas deixa mais tempo para desenvolver os aspectos estratégicos de sua privacidade, segurança e programas de gerenciamento de risco corporativo.
Para começar, é necessário garantir primeiro que sua organização e seus terceiros estejam em conformidade com centenas de leis e regulamentos locais e globais, especificamente as leis e regulamentações de proteção de dados pessoais, como a LGPD, Resoluções Bacen nº 4.658 e Bacen nº 3.979, GDPR, PCI DSS, HIPAA, GDPR, BASEL II, SOX e CCPA.
A conformidade com essas leis e regulamentações costuma ser uma tarefa pesada para as equipes de gerenciamento de riscos corporativos. As tecnologias, fornecedores e peças móveis em constante mudança tornam os processos manuais e o rastreamento centrado em planilhas um desperdício do tempo, experiência e energia investidos por sua equipe.
Empresas de ponta sabem que, para ter sucesso hoje, devem criar processos que integrem os pontos fortes das pessoas de suas equipes com a tecnologia que pode ajudar a automatizar as tarefas de gerenciamento de risco de terceiros. Quando pessoas e processos são unificados, o gerenciamento de riscos corporativos forma uma barreira de proteção de privacidade e segurança cibernética em torno de uma empresa, seus clientes e seus fornecedores terceirizados.
O papel da tecnologia de gerenciamento de riscos de terceiros
A automação deve desempenhar um papel central na segurança abrangente e consistente de sua empresa. A tecnologia de gerenciamento de riscos de terceiros fornece a gestão automatizada de relacionamento, para reduzir erros manuais e economizar horas de trabalho.
No caso de uma solução para gerenciamento de risco corporativo, as máquinas executam tantas tarefas quanto possível, para que seu pessoal possa se concentrar em tarefas de maior valor, que apenas humanos podem fazer.
E no gerenciamento de riscos de terceiros dá às organizações o poder de melhorar a seleção de fornecedores, avaliar os riscos e o desempenho de terceiros e identificar gargalos e lacunas na cadeia de suprimentos. Não apenas sua equipe se comunicará com mais eficiência internamente, mas também terá uma melhor interação com seus fornecedores.
Com um software especializado de gerenciamento de risco de terceiros, uma empresa pode avaliar todas as fases do ciclo de vida de um fornecedor:
- Preencher os questionários de fornecedores com mais rapidez.
- Obter mais valor com os dados do fornecedor.
- Identificar lacunas contratuais para responsabilizar cada fornecedor.
- Monitorar a segurança, privacidade e conformidade dos fornecedores.
- Receber alertas quando os fornecedores sofrerem uma violação.
Com essas vantagens, as empresas não precisam mais elevar o nível de estresse e fragilizar sua segurança quando se trata de gerenciamento de riscos de terceiros. Tudo é sistematizado, padronizado e simplificado em uma solução que todos os membros da equipe podem acessar.
Pessoas, processos e tecnologia: todos e tudo integrado!
A unificação das iniciativas de gerenciamento de riscos requer a avaliação e a integração de três pilares/bases/esferas: pessoas, processos e tecnologia. Quando eles trabalham em conjunto para se complementarem, as empresas podem alcançar o sucesso em seus projetos com ainda mais agilidade, assertividade e facilidade.
A OneTrust possui uma solução completa para o gerenciamento de riscos de terceiros. Além disso, oferece, à sua equipe, as ferramentas necessárias para ter sucesso, sem sacrificar a segurança. E mais: elimina futuras interrupções provenientes de possíveis mudanças na cadeia de suprimentos, relacionadas a fornecedores não confiáveis ou inconformidades.
A Leadcomm atua no formato “Digital Security One Stop Shop”. oferecendo uma gama completa de produtos, serviços e profissionais altamente especializados. Além de ajudar a sua empresa a cumprir as nobres missões de segurança digital, privacidade de dados, proteção contra os ataques cibernéticos e vazamento de dados, também apoia, potencializa e alavanca as áreas de negócios para uma transformação digital segura. A OneTrust é um de nossos parceiros! Conte conosco para te apoiar na implementação, integração e consultoria aos serviços gerenciados que complementam o suporte da solução de gestão de privacidade.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre como podemos ajudar seu projeto de gerenciamento de riscos de terceiros. Clique aqui.
Comments are closed.
Recent Comments