Por Alexandre Reis
Em segurança da informação, a premissa básica é NÃO SE SENTIR SEGURO!!!
SEMPRE há a necessidade de NOS TESTARMOS CONSTANTEMENTE, para que os nossos hábitos não nos tragam alguma má surpresa.
Para que a proteção aconteça de fato em uma corporação, é importante considerar duas vertentes primordiais: ACULTURAMENTO dos usuários e MONITORAMENTO ATIVO dos ambientes tecnológicos.
De acordo com uma pesquisa da Tessian, uma em cada quatro pessoas já clicou em um email de phishing pelo e-mail de trabalho, além disso, em torno de 88% das causas de violações de dados são por erros humanos.
Por conta disso, o aculturamento é de extrema importância e se dá com ações rotineiras de educação e checagem dos comportamentos diários, como trocas periódicas das senhas, uso de senhas fortes, duplo fator de autenticação, atenção aos e-mails com links atraentes, entre outros. É primordial que a empresa realize campanhas de conscientização e checagem dos hábitos dos colaboradores da empresa, para que os cuidados e a percepção de segurança sejam sempre relembrados!
Em complemento ao aculturamento dos usuários, temos a necessidade de uma estrutura de segurança pronta para responder às principais ameaças virtuais. E isso se dá com o monitoramento ativo dos ambientes tecnológicos. É muito importante contar com times capacitados e acostumados com as ferramentas de proteção.
A escassez dos profissionais de segurança cibernética é uma realidade. A mesma pesquisa da Tessian aponta que 93% dos profissionais de cibersegurança entrevistados se sentem cansados ou estressados durante o trabalho de forma rotineira e que as pessoas se tornam muito mais propensas ao erro quando estão sob tais circunstâncias. Atuar com apoio consultivo representa uma demanda crescente para suprir a dificuldade em obter e reter talentos.
Portanto, para fornecer o melhor apoio aos gestores é vital estabelecer CONFIANÇA nos processos de proteção cibernética. A confiança estabelecida entre clientes e consultores e/ou prestadores de serviço é um dos principais ativos da relação.
A CONFIANÇA é o que faz um bom negócio se desenvolver de maneira sólida, firme e agradável.
Sobre o autor: Alexandre Reis é Gerente de produto Guardium na Leadcomm, Engenheiro de Telecom, Especialista em Cibersegurança com mais de 15 anos de experiência em proteção de redes e dados.
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